Thursday, October 21, 2021

Putin disse que o mundo está vivendo em condições de uma crise de civilização.

 Putin na sessão plenária do Valdai Club - AO VIVO    Out 2021

O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma sessão plenária do Valdai International Discussion Club sobre o tema “Responsabilidade pelo Futuro e Liderança Mundial”.

 https://www.youtube.com/watch?v=-TwGHCd5t8Y&t=33s

 "Essas mudanças são mais profundas e fundamentais"

https://youtu.be/-TwGHCd5t8Y?t=56

Discurso do Presidente da Rússia – Vladimir Putin –

O Presidente da Rússia participou da XVIII Sessão Plenária do Clube Valdai. O tema deste ano foi “Reforma Global - XXI: Pessoas, Valores, Estado”. 

TASS cita o texto completo do discurso do Chefe de Estado.


Caros participantes da sessão plenária, senhoras e senhores!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a vocês por virem à Rússia e participarem dos eventos do Valdai Club.

Como sempre, durante essas reuniões, você levanta problemas agudos e prementes, discute de forma abrangente questões que são, sem exagero, relevantes para as pessoas em todos os países do mundo. E desta vez o tema principal do fórum foi colocado de forma direta, bastante nítida, eu diria até -

 "Reforma global - XXI: Pessoas, Valores, Estado."

Na verdade, estamos vivendo em uma era de mudanças tremendas. E, se me permitem, por tradição, também me permitirei apresentar  meus pontos de vista sobre a agenda que formulei.

Em geral, esta frase - "viver em tempos de mudança" - pode já parecer mundana, nós a dizemos com muita frequência. Sim, e essa era de mudança começou há muito tempo, um estado mutável tornou-se habitual. 

Surge a pergunta: vale a pena focar a atenção nisso? No entanto, concordo com aqueles que formularam a agenda dessas reuniões: claro que é.

Nas últimas décadas, muitos se lembraram de um provérbio chinês. O povo chinês é sábio, tem muitos pensadores e todos os tipos de pensamentos valiosos que ainda podemos usar hoje. Um deles, como você sabe, - Deus me livre, viver em uma era de mudança. Mas já vivemos nela, gostemos ou não, e essas mudanças são mais profundas e fundamentais. 

Então, vamos nos lembrar de algo mais da sabedoria chinesa: a palavra "crise" consiste em dois hieróglifos - provavelmente há representantes da República Popular da China, se eu estiver errado em algo, eles me corrigirão - 

então aqui estão dois hieróglifos: "perigo "e" possibilidade ". 

E como já se diz aqui, na Rússia, “lute contra as dificuldades com a mente e contra os perigos com a experiência”.

Claro, devemos estar cientes do perigo e estar prontos para enfrentá-lo, confrontar, e não um; mas muitos perigos diversos que surgem em uma era de mudança. 

Mas é igualmente importante lembrar o segundo componente da crise - as oportunidades a não perder.

 Além disso, a crise com que estamos lidando é conceitual, até civilizacional. 

Na verdade, esta é uma crise de abordagens, princípios que determinam a própria existência do homem na terra, e ainda temos que repensá-los seriamente.

 A questão é em que direção seguir, o que recusar, o que revisar ou corrigir. Ao mesmo tempo, estou convencido de que é necessário lutar por valores genuínos, defendendo-os com todas as nossas forças.

A humanidade entrou em um novo período há mais de três décadas, quando se criaram as principais condições para o fim do confronto político-militar e ideológico. Tenho certeza que você falou muito sobre isso nas plataformas deste clube de discussão, nosso Chanceler falou, mas terei que repetir algumas coisas.

Então, nessa época, iniciou-se a busca por um novo equilíbrio, relações estáveis ​​nas esferas social, política, econômica, cultural, militar, suporte para o sistema mundial. Procuravam esse apoio, mas é preciso admitir que até agora não o encontraram.

 E aqueles que, depois do fim da Guerra Fria - também falamos disso muitas vezes - se sentiram vencedores, logo se sentiram, apesar de pensarem que haviam escalado o próprio Olimpo, logo sentiram que o solo desse Olimpo estava indo sob seus pés - agora eles têm, e ninguém é capaz de parar o momento, não importa o quão bonito possa parecer.

Em geral, parece que temos que nos adaptar à constante mutabilidade, imprevisibilidade, ao trânsito constante, mas isso também não aconteceu.

Acrescentarei que a transformação que estamos presenciando e participando é de um calibre diferente daquelas que aconteceram repetidamente na história da humanidade, pelo menos daquelas que conhecemos. Não se trata apenas de uma mudança no equilíbrio de poder ou de um avanço científico e tecnológico, embora ambos agora, é claro, também estejam ocorrendo. Hoje nos deparamos com mudanças sistêmicas simultâneas em todas as direções: do estado geofísico, cada vez mais complexo de nosso planeta a interpretações cada vez mais paradoxais do que uma pessoa é, qual é o significado de sua existência.

Vamos tentar dar uma olhada. E direi novamente: me permitirei expressar aqueles pensamentos que considero próximos.

Primeiro. As deformações climáticas e a degradação ambiental são tão óbvias que mesmo as pessoas comuns mais descuidadas são incapazes de descartá-las. Pode-se continuar a conduzir debates científicos sobre os mecanismos dos processos em andamento, mas é impossível negar que esses processos estão piorando e algo precisa ser feito. Os desastres naturais - secas, inundações, furacões, tsunamis - tornaram-se quase a norma, começamos a nos acostumar. Basta lembrar as devastadoras e trágicas inundações na Europa no verão passado, os incêndios na Sibéria - há muitos exemplos. Não só na Sibéria - nossos vizinhos na Turquia tiveram que tipo de incêndios, nos Estados Unidos, em geral no continente americano. Qualquer rivalidade geopolítica, científica e técnica, ideológica justamente nessas condições, às vezes parece, perde o sentido se seus vencedores não têm nada para respirar ou nada com que matar a sede.

A pandemia de coronavírus tornou-se mais um lembrete de quão frágil nossa comunidade é, quão vulnerável ela é, e a tarefa mais importante é garantir uma existência humana segura e resistência ao estresse. 

Para aumentar a chance de sobrevivência diante dos cataclismos, será necessário repensar como nossa vida está organizada, como a moradia é arranjada, como as cidades se desenvolvem ou deveriam se desenvolver, quais são as prioridades de desenvolvimento econômico de estados inteiros.

 Repito: a segurança é um dos principais imperativos; em todo caso, hoje se tornou óbvio, e deixe alguém tentar dizer que não é assim, e então explicar por que ele se revelou errado e por que eles não estavam prontos para crises e levantes enfrentados por nações inteiras.

Segundo. Os problemas socioeconômicos da humanidade se agravaram a tal ponto que no passado houve choques de escala mundial: guerras mundiais, cataclismos sociais sangrentos. 

Todos dizem que o modelo de capitalismo existente - e esta é hoje a base da estrutura social da esmagadora maioria dos países - se esgotou, dentro de seu quadro não há mais saída para o emaranhado de contradições cada vez mais emaranhadas.

Em todos os lugares, mesmo nos países e regiões mais ricos, a distribuição desigual da riqueza leva a uma crescente desigualdade, principalmente à desigualdade de oportunidades - tanto dentro das sociedades quanto em nível internacional. 

Também observei esse desafio muito sério em meu discurso no Fórum de Davos recentemente, no início do ano. E todos esses problemas, é claro, nos ameaçam com divisões sociais profundas e significativas.

Além disso, em vários estados e até mesmo regiões inteiras, uma crise alimentar ocorre periodicamente. Provavelmente falaremos mais sobre isso, mas há todos os motivos para acreditar que essa crise se agravará em um futuro próximo e poderá atingir formas extremas. É necessário também mencionar a escassez de água e eletricidade - provavelmente também falaremos disso hoje - para não falar dos problemas de pobreza, alto desemprego ou falta de assistência médica adequada.

Tudo isso é percebido de forma aguda pelos países atrasados, que estão perdendo a fé na perspectiva de alcançar os líderes. 

A decepção estimula a agressão, empurra as pessoas para as fileiras dos extremistas. 

As pessoas nesses países têm uma sensação crescente de expectativas não realizadas, não realizadas, uma sensação de ausência de qualquer perspectiva de vida, não apenas para si mesmas, mas também para seus filhos.

 É isso que leva à busca de uma vida melhor, à migração descontrolada, que, por sua vez, cria as condições para o descontentamento social [dos cidadãos] de Estados já mais prósperos.

 Não preciso explicar nada aqui, você vê tudo sozinho, com seus próprios olhos, e melhor do que eu, provavelmente, você entende isso.

Sim, e outros problemas sociais agudos, desafios e riscos em potências de liderança prósperas, como já observei, são suficientes. Muitos não estão mais à altura da luta por influência - aqui é necessário, como dizem, resolver seus problemas. A reação hipertrofiada, dura, às vezes agressiva da sociedade, dos jovens às medidas de combate ao coronavírus em muitos países tem demonstrado - e eu quero observar isso, espero que alguém já tenha dito isso antes de mim, falando em vários locais, - então aqui Acho que ela mostrou que a infecção passou a ser apenas um pretexto: as causas da irritação social, do descontentamento são muito mais profundas.

Também é importante observar outra coisa. A pandemia de coronavírus, que em teoria deveria reunir as pessoas na luta contra essa ameaça comum em grande escala, tornou-se não um fator unificador, mas um fator de separação. Há muitas razões para isso, mas uma das principais é que eles começaram a procurar soluções para problemas em esquemas familiares - diferentes, mas familiares, e simplesmente não funcionam. 

Mais precisamente, eles funcionam, mas muitas vezes, ao contrário, por incrível que pareça, para piorar a situação.

A propósito, a Rússia tem apelado repetidamente, e agora vou repetir este apelo mais uma vez, para deixar de lado ambições inadequadas e trabalhar juntos, juntos. 

Vamos conversar, provavelmente, mais sobre isso, mas o que quero dizer - tudo está claro. Estamos falando sobre a necessidade de combater conjuntamente a infecção por coronavírus. Mas mesmo por razões humanitárias - quero dizer agora não a Rússia, Deus os abençoe, com sanções contra a Rússia, mas as sanções permanecem para aqueles países que precisam urgentemente de ajuda internacional - não, nada disso acontece, tudo permanece o primeiro. E onde estão os princípios humanísticos do pensamento político ocidental? Na verdade, acontece que não tem nada, só conversa fiada, entendeu? Isso é o que aparece na superfície.

Avançar:  A revolução tecnológica, conquistas impressionantes no campo da inteligência artificial, eletrônica; comunicações, genética, bioengenharia e medicina abrem enormes oportunidades, mas também colocam questões filosóficas, morais e espirituais, que até recentemente eram feitas apenas por escritores de ficção científica.

 O que acontece quando a tecnologia ultrapassa o homem na capacidade de pensar? Onde está o limite de intervenção no corpo humano, depois do qual a pessoa deixa de ser ela mesma e se transforma em outra entidade?

Quais são os limites éticos em geral em um mundo no qual as possibilidades da ciência e da tecnologia estão se tornando praticamente ilimitadas, e o que isso significará para cada um de nós, para nossos descendentes e até mesmo para os descendentes imediatos - para nossos filhos e netos?

Essas mudanças estão ganhando força e certamente não podem ser travadas, pois são, via de regra, de natureza objetiva, e todos terão que reagir às suas consequências, independentemente da estrutura política, do estado econômico ou da ideologia vigente.

 Em palavras, todos os estados declaram sua adesão aos ideais de cooperação, sua disposição para trabalhar juntos para resolver problemas comuns, mas isso, infelizmente, em palavras.

 Na verdade, o oposto está acontecendo, e a pandemia, repito, apenas gerou tendências negativas que foram delineadas há muito tempo e que agora estão piorando. A abordagem no espírito de “a própria camisa está mais perto do corpo” finalmente se tornou a norma, agora eles nem tentam esconder, e muitas vezes até se gabam disso, se exibem. 

Os interesses egoístas prevalecem completamente sobre o conceito de bem comum.

A questão, é claro, não está apenas, nem tanto, na má vontade de certos Estados e Elites Notórias. 

Tudo, na minha opinião, é mais complicado, na vida raramente se encontra apenas preto e branco.ista

 Todo Governo, todo Líder Estadista é responsável, em primeiro lugar, por seus concidadãos, é claro. 

O principal é garantir sua segurança, paz e bem-estar. 

Portanto, os tópicos internacionais e transnacionais nunca serão tão importantes para a liderança dos países quanto a estabilidade interna. Isso é, em geral, normal, correto.

Além disso, admitimos que as instituições de governança mundial nem sempre funcionam de forma eficaz, nem sempre suas capacidades correspondem à dinâmica dos processos globais. Nesse sentido, a pandemia pode ajudar - mostrou claramente quais instituições têm potencial e quais precisam ser ajustadas.

A mudança no equilíbrio de poder pressupõe uma redistribuição de ações em favor dos países em crescimento e em desenvolvimento que até agora se sentiam excluídos. 

Para ser franco, o domínio do Ocidente nos assuntos mundiais, que começou há vários séculos e se tornou quase absoluto por um curto período no final do século 20, está dando lugar a um sistema muito mais diversificado.

O processo dessa transformação, é claro, não é mecânico e, à sua maneira, mesmo, pode-se dizer, único. A história política, talvez, ainda não conheça exemplos de como uma ordem mundial estável teria sido estabelecida sem uma grande guerra e não com base em seus resultados, como foi após a Segunda Guerra Mundial. 

Portanto, temos a oportunidade de criar um precedente extremamente favorável. Uma tentativa de fazer isso após o fim da Guerra Fria com base na dominação ocidental, como vemos, não foi coroada de sucesso. 

O estado atual do mundo é um produto desse próprio fracasso e devemos aprender com isso.

E você pode pensar: a que chegamos? 

Para um resultado paradoxal. 

Por exemplo, é simples: há duas décadas o país mais poderoso do mundo vem realizando campanhas militares em dois estados que de alguma forma são incomparáveis ​​com ele. Mas, como resultado, ela teve que encurtar suas operações, sem atingir nenhuma das metas que se propôs a si mesma há 20 anos, iniciando essas operações, para deixar esses países, enquanto sofria e causava danos consideráveis ​​a outros. 

Na verdade, a situação só piorou dramaticamente.

Mas esse não é o ponto. 

Anteriormente, uma guerra perdida por um lado significava vitória do outro, que assumia a responsabilidade pelo que estava acontecendo. 

Por exemplo, a derrota dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, por exemplo, não fez com que o Vietnã se tornasse um "buraco negro", pelo contrário, um estado de desenvolvimento bem-sucedido ali surgiu, contando com o apoio de um forte aliado.

 Agora tudo é diferente: não importa quem esteja no comando, a guerra não para, apenas muda de forma. 

O vencedor condicional, via de regra, não quer ou não pode garantir a construção pacífica, mas apenas agrava o caos e aprofunda o vácuo que é perigoso para o mundo.

Queridos colegas!

Quais são, em nossa opinião, os pontos de partida do complexo processo de re-desenvolvimento? 

Deixe-me tentar formulá-los brevemente na forma de teses.

Primeira tese. A pandemia de coronavírus demonstrou claramente que apenas o Estado é a unidade estrutural da ordem mundial. Aliás, acontecimentos recentes têm mostrado que as tentativas de plataformas digitais globais, com todo  seu poder - e é claro, óbvio, vimos isso nos processos políticos internos nos Estados Unidos - mas ainda assim não conseguem usurpar a política ou funções de estado, trata-se de tentativas efêmeras.

 Nos mesmos Estados, como já disse, seus donos, os donos destas plataformas, viram imediatamente o local, tal como isto é feito, de facto, na Europa, se olharmos apenas para que multas estão a ser aplicadas e quais as medidas que estão a ser tomadas. sendo levado agora sobre a desmonopolização, você mesmo sabe disso.

  Nas últimas décadas, muitos fizeram malabarismos com conceitos cativantes que viam o papel do estado como desatualizado e desatualizado. Alegadamente, no contexto da globalização, as fronteiras nacionais tornam-se um anacronismo e a soberania - um obstáculo à prosperidade. Sabe, eu já disse uma vez, quero formular mais uma vez: aqueles que tentaram abrir as fronteiras alheias, valendo-se de suas vantagens competitivas, também o disseram - assim aconteceu de fato. E assim que ficou claro que alguém, em algum lugar, está conseguindo bons resultados, eles voltam imediatamente ao fechamento das fronteiras em geral e, antes de tudo, às suas, - fronteiras alfandegárias, seja o que for, começam a construir muros. 

Bem, o que, não vemos isso, ou o quê? 

Todos veem tudo e todos entendem tudo perfeitamente. Ah com certeza.

Hoje nem vale a pena discutir isso, é óbvio. 

Mas o desenvolvimento, quando falaram da necessidade de abrir as fronteiras; o desenvolvimento, como eu disse, foi na direção oposta. Somente os Estados soberanos são capazes de responder com eficácia aos desafios da época e às demandas dos cidadãos.

 Portanto, qualquer ordem internacional efetiva deve levar em conta os interesses e as capacidades do Estado, partir deles, e não tentar provar que eles não deveriam existir.

 Além disso, é impossível impor a alguém ou a alguma coisa, sejam os princípios da estrutura ou valores sociopolíticos, que alguém, por suas próprias razões, chamou de universais. 

Afinal, é óbvio que quando chega uma crise real, há apenas um valor universal - a vida humana, e como protegê-la, cada estado decide por si, com base em suas capacidades, cultura, tradições.

A esse respeito, observarei novamente o quão grave e perigosa se tornou a pandemia de coronavírus. Em todo o mundo, como sabemos, mais de quatro milhões e 900 mil pessoas morreram por causa disso. Esses números terríveis são comparáveis ​​e até excedem as perdas militares dos principais participantes da Primeira Guerra Mundial.

A segunda tese, para a qual gostaria de chamar sua atenção, é que a escala das mudanças nos obriga a ter um cuidado especial, mesmo que apenas por um senso de autopreservação. Mudanças qualitativas na tecnologia ou mudanças dramáticas no ambiente, um colapso da estrutura usual não significa que a sociedade e o estado devam reagir a elas radicalmente. 

Quebrar, como você sabe, não é construir. A que isso conduz, nós, na Rússia, sabemos muito bem, infelizmente, por experiência própria, e mais de uma vez.

Há pouco mais de cem anos, a Rússia objetivamente, inclusive em conexão com a então Primeira Guerra Mundial, estava passando por sérios problemas, mas não mais do que outros países e, talvez, mesmo em uma escala menor e ainda menos aguda, e poderia gradualmente superá-los de maneira civilizada.

 No entanto, as convulsões revolucionárias levaram ao colapso, ao colapso do grande país. 

A história se repetiu há 30 anos, quando uma potência potencialmente muito poderosa não seguiu o caminho das reformas necessárias flexíveis, mas necessariamente ponderadas no tempo e, como resultado, foi vítima de dogmáticos de vários tipos: tanto reacionários quanto os chamados progressistas - todos tentei muito, em ambos os lados.

Esses exemplos de nossa história nos permitem afirmar: uma revolução não é uma forma de sair de uma crise, mas uma forma de agravar essa crise. Nenhuma revolução valeu o dano que infligiu ao potencial humano.

Terceiro. No frágil mundo de hoje, a importância de um suporte sólido, moral, ético e baseado em valores, está crescendo significativamente.

 Na verdade, os valores são produto do desenvolvimento cultural e histórico de cada nação, e o produto é único. 

O entrelaçamento mútuo dos povos enriquece sem dúvida, a abertura e alarga os horizontes e permite compreender a própria tradição de uma forma diferente.

 Mas esse processo deve ser orgânico e nunca rápido. 

E o alienígena ainda será rejeitado, talvez até de forma nítida. As tentativas de ditar valores em condições de perspectivas incertas e imprevisíveis complicam ainda mais uma situação já aguda e geralmente acarretam uma reação reversa e o oposto do resultado esperado.

Ficamos surpresos com os processos que se desenrolam em países acostumados a se considerarem os carros-chefe do progresso. 

Claro, as convulsões socioculturais que estão ocorrendo nos mesmos Estados e na Europa Ocidental não são da nossa conta, não vamos para lá. Alguém nos países ocidentais está convencido de que o apagamento agressivo de páginas inteiras de sua própria história, "discriminação reversa" da maioria no interesse das minorias, ou a exigência de abandonar a compreensão usual de coisas básicas como mãe, pai, família ou mesmo as diferenças de gênero são, em sua opinião, e há marcos no movimento em direção à renovação social.

Sabe, quero enfatizar mais uma vez que é direito deles, não vamos por aí. 

Pedimos apenas que não entre especialmente em nossa casa.

 Temos um ponto de vista diferente, em qualquer caso, a esmagadora maioria da sociedade russa - será, é claro, mais correto dizer - um ponto de vista diferente: acreditamos que devemos confiar em nossos valores espirituais, históricos de tradição, na cultura do nosso povo multinacional.

Os adeptos do chamado progresso social acreditam que trazem para a humanidade uma espécie de nova consciência, mais correta do que antes. 

E Deus os livre, a bandeira em suas mãos, como dizemos, para a frente. 

Só agora, sabe, o que quero dizer agora: as receitas que eles oferecem não são nada novas, tudo isso - como pode parecer inesperado para alguém - já passamos na Rússia, já tínhamos. 

Após a revolução de 1917, os bolcheviques, apoiando-se nos dogmas de Marx e Engels, anunciaram também que mudariam toda a forma costumeira - não apenas política e econômica, mas também a própria ideia do que é a moralidade humana, os fundamentos da uma sociedade saudável. A destruição de valores ancestrais, a fé, as relações entre as pessoas até a rejeição total da família (foi o caso), a imposição e o incentivo de denúncias aos entes queridos - tudo isso foi declarado um passo de progresso e, pela forma, no mundo era amplamente apoiado então e estava na moda - o mesmo, assim como hoje. A propósito, os bolcheviques também mostraram absoluta intolerância a quaisquer outras opiniões.

Isso, em minha opinião, deve nos lembrar algo do que estamos vendo agora. 

Olhando para o que está acontecendo em vários países ocidentais, ficamos surpresos ao aprender as práticas domésticas, que, felizmente, nós mesmos deixamos, espero, em um passado distante. 

A luta pela igualdade e contra a discriminação se transforma em dogmatismo agressivo à beira do absurdo, quando os grandes autores do passado - como Shakespeare - não são mais ensinados em escolas e universidades, porque elas, essas idéias, são consideradas retrógradas ali. Os clássicos são declarados ao contrário, sem compreender a importância do gênero ou da raça.

 Em Hollywood, eles lançam memorandos sobre como e sobre o que fazer um filme, quantos personagens de que cor ou gênero deveria haver. Acontece pior do que o departamento de agitação e propaganda do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.

Combater as manifestações de racismo é uma coisa necessária, nobre, mas na nova “cultura da abolição” transforma-se em “discriminação reversa”, ou seja, o racismo é o contrário.

 A ênfase obsessiva no tema racial divide ainda mais as pessoas e, afinal, o sonho dos verdadeiros lutadores pelos direitos civis era justamente o apagamento das diferenças, a rejeição da divisão das pessoas pela cor da pele. 

Deixe-me lembrá-lo de que pedi especificamente aos meus colegas ontem para pegar esta citação de Martin Luther King, que ele disse, como você se lembra: “Eu sonho que chegará o dia em que meus quatro filhos viverão em um país onde serão julgados não pela cor da pele, mas de acordo com as suas qualidades pessoais ”- este é o verdadeiro valor. 

Mas algo está lá, tudo está diferente, de alguma forma agora, vemos, está acontecendo. 

A propósito, aqui na Rússia, os nossos cidadãos, na sua maioria absoluta, não se importam com a cor da pele de uma pessoa, ela também não é tão importante. Cada um de nós é um ser humano, isso é o que importa.

Em vários países ocidentais, a discussão sobre os direitos de homens e mulheres tornou-se uma fantasmagoria perfeita.

 Veja, você vai chegar lá até onde os bolcheviques sugeriram - não só socializar galinhas, mas também socializar mulheres.

 Mais um passo e você estará lá.

Os fanáticos por novas abordagens vão tão longe que querem abolir esses conceitos deles próprios. 

Aqueles que arriscam dizer que homens e mulheres existem e isso é um fato biológico são quase condenados ao ostracismo. "Pai número um" e "pai número dois", "pai pai" em vez de "mãe", proibição do uso da frase "leite materno" e sua substituição por "leite humano" - para que as pessoas inseguras sobre seu próprio gênero não fica chateado. 

Repito, isso não é novo, na década de 1920 os chamados traders de cultura soviéticos também inventaram a chamada newspeak, acreditando que assim criam uma nova consciência e mudam a linha de valor. E, como eu já disse, eles fizeram tanto que às vezes soluçam.

Sem falar nas coisas simplesmente monstruosas, quando as crianças de hoje aprendem desde cedo que um menino pode facilmente se tornar uma menina e vice-versa, na verdade, são-lhes impostas as escolhas que supostamente estão ao alcance de todos. 

Eles se impõem, afastando os pais disso, obrigando o filho a tomar decisões que podem quebrar sua vida. E ninguém consulta o psicólogo infantil: uma criança de alguma idade pode tomar uma decisão desse tipo ou não? 

Chamando uma pá de pá, já está à beira de um crime contra a humanidade, e tudo sob o nome e sob a bandeira do progresso.

Bem, alguém gosta disso - deixe-os fazer isso. Já disse que, ao moldar nossas abordagens, seremos guiados pela ideologia do conservadorismo saudável. 

Isso foi há alguns anos, então as paixões no cenário internacional ainda não haviam atingido a intensidade atual, embora, claro, podemos dizer que as nuvens já estavam se formando. Agora, quando o mundo vive um colapso estrutural, a importância do conservadorismo razoável, como base de um curso político aumentou muitas vezes justamente por causa da multiplicação dos riscos e perigos e da fragilidade da realidade que nos rodeia.

A abordagem conservadora não é uma tutela impensada, não é um medo de mudança e não é um jogo de retenção, muito menos de estar trancado em sua própria concha. Trata-se, antes de mais, de confiar numa tradição comprovada, preservação e crescimento da população e, realismo na avaliação de si e dos outros, alinhamento preciso de um sistema de prioridades, de correlação do necessário e da possível formulação prudente de objetivos, e uma rejeição fundamental do extremismo como método de ação. 

E, francamente, para o próximo período de reconstrução mundial, que pode continuar por muito tempo e cujo projeto final é desconhecido, o conservadorismo moderado é a linha de conduta mais razoável, pelo menos em minha opinião. 

Isso inevitavelmente mudará, é claro, mas até agora o princípio médico "não causar danos" parece ser o mais racional. Noli nocere, como você sabe.

Repito, para nós, na Rússia, estes não são postulados especulativos, mas lições de nossa história difícil, às vezes trágica. 

O preço da ciência social mal concebida às vezes simplesmente não pode ser estimado, pois ela destrói não apenas o material, mas também os fundamentos espirituais da existência humana, deixa para trás ruínas morais, em cujo lugar é impossível construir qualquer coisa por um muito tempo.

Por fim, mais uma tese. 

Estamos bem cientes de que é impossível resolver muitos problemas agudos comuns sem uma estreita cooperação internacional. 

Mas devemos ser realistas: a maioria dos belos slogans sobre uma solução global para problemas globais que ouvimos desde o final do século 20, nunca será realizada. 

As soluções globais proporcionam esse grau de transferência dos direitos soberanos de Estados e povos para estruturas supranacionais, para as quais, francamente, poucos estão prontos e, francamente, ninguém está pronto. 

Em primeiro lugar, porque, ao mesmo tempo, é preciso ser responsável pelos resultados da política não perante um público global desconhecido, mas perante aos seus cidadãos e perante os seus eleitores.

Mas isso não significa de forma alguma que algum tipo de autocontenção seja impossível em nome de facilitar respostas aos desafios globais, precisamente porque o desafio global é um desafio para todos juntos e para cada um individualmente. E se todos puderem ver por si próprios os benefícios concretos da cooperação para enfrentar esses desafios, isso sem dúvida aumentará o grau de prontidão para um verdadeiro trabalho conjunto.

Para estimular esse trabalho, vale, por exemplo, compilar no nível da ONU uma espécie de registro de desafios e ameaças a determinados países, bem como suas possíveis consequências para outros Estados. 

Ao mesmo tempo, especialistas de vários países e de várias disciplinas científicas, incluindo vocês, queridos colegas, devem estar envolvidos nesse trabalho. Acreditamos que tal "mapa do caminho" seja capaz de encorajar muitos Estados a olharem de novo para os problemas mundiais e avaliar os benefícios que podem derivar da cooperação.

Já mencionei os problemas das instituições internacionais.

 Infelizmente, este é um fato cada vez mais óbvio: reformar ou abolir alguns deles, que está na ordem do dia. 

Mas a principal instituição internacional - as Nações Unidas - continua sendo um valor duradouro para todos, pelo menos hoje

 Creio que é a ONU, no mundo turbulento atual, que é portadora daquele conservadorismo tão saudável das relações internacionais, tão necessário para a normalização da situação.

A organização tem recebido muitas críticas por não se adaptar a mudanças rápidas. 

Em parte isso é verdade, é claro, mas, provavelmente, não é apenas culpa da própria Organização, mas sobretudo de seus participantes.

 Além disso, essa estrutura internacional é portadora não só de normas, mas também do próprio espírito de normatização, além disso, com base nos princípios da igualdade e da máxima consideração pela opinião de todos. 

Nosso dever é preservar essa propriedade, claro, reformando a organização, mas de forma que, como dizem, a criança não seja jogada fora com água.

Esta não é a primeira vez que falo e exorto da tribuna alta - e graças a vocês, queridos amigos e colegas, o Valdai, na minha opinião, está adquirindo tal qualidade, se ainda não adquiriu, está se tornando tal uma plataforma autorizada - o tempo passa, os problemas se acumulam, tornam-se mais explosivos e vocês realmente precisam trabalhar juntos. 

Portanto, repito mais uma vez, estou usando esta plataforma para declarar nossa disponibilidade para trabalharmos juntos para resolver os problemas comuns mais urgentes.

Caros amigos!

As mudanças que foram faladas hoje antes de mim, e seu humilde servo as mencionou, afetam todos os países e povos, e a Rússia, é claro, nosso país, não é exceção. 

Nós, como todos, procuramos respostas para os desafios mais urgentes da atualidade.

Claro, ninguém tem receitas prontas aqui. 

Mas arriscaria dizer que nosso país tem uma vantagem. 

Agora vou explicar o que é - em nossa experiência histórica.

 Voltei-me para ele mais de uma vez, se você prestou atenção, e neste discurso. 

Infelizmente, tivemos que lembrar muitas coisas negativas, mas nossa sociedade desenvolveu, como dizem agora, "imunidade coletiva" ao extremismo, o que leva a convulsões e colapsos sociopolíticos. 

Nosso povo realmente valoriza a estabilidade e a oportunidade de se desenvolver normalmente, para ter certeza de que seus planos e esperanças não vão desmoronar por causa das aspirações irresponsáveis ​​dos próximos revolucionários. 

Muitas pessoas se lembram dos acontecimentos de 30 anos atrás e de como foi doloroso sair do buraco em que nosso país, nossa sociedade se encontrava após o colapso da URSS.

Nosso conservadorismo é o conservadorismo dos otimistas, isso é o mais importante. 

Acreditamos que um desenvolvimento estável e bem-sucedido é possível. Tudo depende principalmente de nossos próprios esforços. E, é claro, estamos prontos para trabalhar com nossos parceiros por objetivos nobres comuns.

Gostaria de agradecer mais uma vez a todos os participantes pela atenção. E de acordo com a situação atual, é claro, terei o maior prazer em responder ou tentar esclarecer suas dúvidas.

Obrigado pela sua paciência.

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Putin, Vladimir Vladimirovich Rússia

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RELAÇÕES DA RÚSSIA E DA NATO

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O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que a OTAN está atualmente vivendo de acordo com os padrões da Guerra Fria

De acordo com o vice-chefe do departamento Alexander Grushko, a aliança direciona seus principais esforços para conter a chamada "ameaça do Oriente"






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  1. RELAÇÕES RÚSSIA-OTAN AGORA
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