A mídia antipatriótica e golpista comemora o acordo Mercosul com a UE em manchetes do tipo: “Após 20 anos, Mercosul faz acordo histórico com UE” ou “UE vai reduzir tarifas mais rápido que Mercosul”.
· Ora, por que não se fez, durante 20 anos, acordo com a União Europeia?
o Porque o acordo era lesivo aos nossos interesses e os governos eram, minimamente, patrióticos.
· Por que, depois de 20 anos, faz-se um acordo com a União Europeia?
o Porque o acordo continua lesivo aos nossos interesses, mas o governo é antipatriota e incompetente.
Em que aspecto o acordo Mercosul x UE é lesivo ao Brasil?
· O acordo irá, em até 10 anos, zerar as tarifas de exportação de matéria prima, ou seja, irá fornecer matéria prima barata para a Europa. Ótimo para as exportações, diriam os néscios. Errado. É tudo o que os europeus querem, e é tudo que não interessa ao Brasil.
Se o custo da exportação da matéria prima é baixo, não haverá incentivo para a sua transformação em produto agregado no país. Portanto, o acordo irá nos condenar, ad eternum, a mero exportador de matérias primas e commodities, e destruir o nosso desenvolvimento industrial e tecnológico.
· A exploração de matéria prima é altamente lesiva ao meio ambiente porque exige devastação ambiental, uso de agrotóxicos, consumo elevado de água potável e a Europa já se deu conta de que esseônus socioambiental não compensa a manutenção dessas atividades primárias.
É melhor deixar que os países atrasados, de povo atrasado arquem com esse prejuízo.
· O acordo irá, em até 10 anos, zerar ou reduzir drasticamente as tarifas sobre os manufaturados importados da Europa.
Excelente, festejam os europeus: Os brasileiros nos enviam matéria prima barata, degrada o seu meio ambiente, nós processamos essa matéria prima, preservamos nosso meio ambiente, geramos maior valor agregado em renda, emprego e tecnologia aqui e exportamos tudo para o Brasil, quase sem impostos, e a preço reduzido.
· Ademais, produtos europeus importados a preços baixos no Brasil, significa outro obstáculo competitivo e outro grande obstáculo ao desenvolvimento do nosso parque industrial.
Entre num Pão de Açúcar, agora da francesa Cassino, e veja o que está ocorrendo lá com os produtos brasileiros. Vá logo antes que não os encontre mais.
v Gerir um país, tão somente, à luz das necessidades imediatas, é o mesmo que gerir uma vida à luz da próxima refeição. Neurônios intestinais não são suficientes para se comandar uma nação.
v Por tudo isso, e muito mais que está ocorrendo, é preciso dar um basta a esse governo anti-Pátria, anti-Povo.
No comments:
Post a Comment