11 de maio de 2017
Lula: a visão de uma
anarquista
Nunca votei no Lula. Também não votei em Dilma. Nem em
Fernando Henrique, nem em Collor. Não votei, porque sou anarquista. O que é ser
anarquista? É ter consciência de que os sistemas de governo – todos, incluindo
a democracia e incluindo os sistemas pretensamente socialistas que tivemos na
história recente – estão sempre a serviço de alguma classe, de alguns
privilegiados. O Estado é mantido pela violência militar e policial, que pode
ser usada a qualquer momento contra o próprio povo ou contra outros povos. E
sempre a serviço de interesses de grupos. No caso da democracia atual, ela está
a serviço dos bancos, das corporações, dos lobbies, das elites locais e das
elites internacionais. Em momentos menos ruins, sobram alguns direitos a mais
para o povo. Em algumas tradições de construção estatal, com mais tempo sob
influência de ideias sociais e igualitárias, como alguns países da Europa,
houve maior oportunidade para o povo adquirir mais educação e um tanto mais de
direitos – mas que agora estão sendo retirados em toda parte.
Em todas as democracias do planeta, é o dinheiro do capital
que financia os políticos que, portanto, estão a serviço do capital. Se aqui
temos uma Odebrecht, nos EUA, temos por exemplo uma indústria bélica, com que
os governos “eleitos democraticamente” estão comprometidos até o pescoço. Já o
grande anarquista norte-americano Henry Thoreau, no século XIX, negava-se a
pagar impostos, porque o dinheiro seria usado para armamentos e guerras
expansionistas, que desde aquela época era a política externa do seu país.
Para entrar no jogo político, portanto, ser eleito, governar
e fazer acordos, usa-se dinheiro. O dinheiro corrompe princípios, compra
pessoas, atende a interesses de grupos e não aos interesses da coletividade.
Assim, nunca me iludi que o PT pudesse manter uma pureza de
vestal, ao entrar no jogo do poder e realmente governar. Por isso, nunca votei
no PT.
Mas, dentro dessa realidade de como funciona a democracia,
por que se escolheu agora fazer uma cruzada inquisitorial, para varrer a
corrupção na política? Por que se derrubou o governo Dilma e se persegue com
voracidade a pessoa do Lula? Por que Lula está sendo acusado (ainda sem nenhuma
prova e com uma orquestração odienta da mídia em peso) de ter um apartamento
triplex no Guarujá e Fernando Henrique, sob cujo governo havia os mesmos
esquemas de corrupção endêmica no Brasil, não está sendo investigado por seu
apartamento em Paris?
Por que há uma multidão no Brasil espumando de ódio contra um
homem de 70 anos, querendo sua prisão, como fanáticos inquisidores queriam
eliminar as bruxas? Por que se cuspiu na dignidade de uma mulher como Dilma,
que não teve até agora nenhum crime comprovado – quando o congresso nacional e
esse governo ilegítimo estão tomados de corruptos já mencionados em todas as
investigações em curso?
Por três motivos principais:
1) Porque por mais que os governos do PT tivessem adotado a
famosa governabilidade – que significa a composição com as forças econômicas e
políticas que desde sempre comandam o país, ainda havia nesses governos uma
preocupação com o social e um impedimento de se implementar plenamente o
programa neoliberal selvagem a que estamos sendo submetidos desde o golpe.
Acabar com todos os direitos trabalhistas, esvaziar ainda mais a já combalida
educação pública, arrancar dinheiro da saúde, da previdência e da educação, sem
mexer um milímetro com os juros exorbitantes dos bancos e com os impostos
devidos pelos ricos… Isso só poderia ser feito por um governo que não foi eleito
e que está a serviço desse projeto de neoliberalismo selvagem, que, aliás, é um
projeto internacional.
2) Porque enquanto esses direitos são tirados do povo, a
mídia, alimentada em primeira mão pela republiqueta de Curitiba e em conluio
com ela, montou um circo inquisitorial, em que o principal bode expiatório é o
Lula, com seu suposto e patético triplex. Oferece-se alguém ou um grupo para se
odiar, com linchamentos públicos diários, e o povo deixa vir à tona seus
instintos mais primitivos, enquanto lhe surrupiam os direitos e a nação.
Técnica muito conhecida pelos nazistas e descrita por George Orwell em 1984!
Não por acaso, nesse livro é que aparece a figura mediática do Grande Irmão
(Big Brother)… Lembra alguma coisa?
3) Porque o Brasil era uma economia ascendente – participante
do Brics (grupo composto pelas chamadas economias emergentes, Brasil, Rússia,
China, Índia e África do Sul) e economias emergentes devem ser cortadas pela
raiz pelo Império dominante no planeta. Gera-se então uma crise artificial,
produz-se descontentamento popular e faz-se cair o governo que causa incômodo
àqueles que de fato mandam no mundo. E mais, o Brasil, com seus recursos
naturais de petróleo e água, não pode crescer com seus recursos. Eles devem ser
transferidos aos donos do mundo. Entre as primeiras ações do governo golpista
foi a de entregar o pré-sal ao capital estrangeiro.
E toda essa trama que parece maquiavélica e é maquiavélica
sim (aliás, uma leitura esclarecedora é O Príncipe de Maquiavel, para
vermos como o poder se comporta em todos os tempos) é possível pela alienação
do povo e por seu desejo de odiar alguém, em que pode depositar suas
frustrações e sua agressividade. Lula é o objeto perfeito para esse ódio,
porque muita gente jamais aceitou que um operário, um “analfabeto”, chegasse ao
poder…. Por isso tantos acham normal Fernando Henrique ter um apartamento em
Paris, mas babam de raiva com um suposto triplex de Lula no Guarujá. Esse
menino nordestino saiu do lugar da senzala a que são destinados os de sua
classe social. E não vi ninguém espumando contra a Odebrecht, que participou da
corrupção de todos os governos….
E por fim, como anarquista e como espírita e cristã, não me
apraz ver ninguém, nem Lula, nem qualquer outro político, de qualquer partido,
seja José Dirceu, Sérgio Cabral ou Eduardo Cunha (de quem tinha verdadeiro
horror quando comandava o Congresso), nenhum ser humano, seja criminoso ou não,
ser humilhado, com sua dignidade arrancada. Esse sistema de suposta justiça que
temos no mundo, e ainda mais no Brasil com seu sistema carcerário indecente, é
na verdade um sistema de vingança social. Não se quer consertar a ação maléfica
e melhorar quem a praticou, mas punir sadicamente o indivíduo, satisfazendo um
anseio de extermínio do outro. Pessoas diante de um tribunal, culpadas ou não,
e pessoas encarceradas, em prisões decentes ou não, me causam compaixão e empatia
e não satisfação.
Por tudo isso e mais um pouco, digo o seguinte:
Nunca votei no Lula e nunca votei em nenhum presidente. Mas
se esse homem, que cresceu aos meus olhos, pela perseguição implacável que vem
sofrendo, conseguir sobreviver ao massacre e se levantar de novo como candidato
em 2018, terá finalmente meu voto.
Esta entrada foi publicada em 0, 11 \11\UTC maio \11\UTC 2017
às 8:19 am e publicado em Uncategorized. Você
pode seguir quaisquer respostas para esta entrada através do feed RSS
2.0.
101 respostas para “Lula: a visão de uma anarquista”
·
Em
parte vc tem razão , mas se a ordem das coisas é o progresso , no futuro a
corrupção deslavada de décadas ou séculos será controlada pela educação e pela
lei nova.
Se o futuro da sociedade é a ordem ( judiciária, legislativa,executiva) e o progresso (ético,moral,social),as transformações serão necessárias em todos os países , leve o tempo que levar.
A educação (ampla)é o caminho para a evolução e o progressivas uma sociedade .vivemos um tempo nunca antes vivido,e não se trata de caça às bruxas, ou melhor se buscam todas as formas de bruxarias usadas para explorar o povo e sugar o estado visando um fim maior.
Os homens “públicos ” heróis e vilões prestarão contas às suas consciências.
O tempo é o senhor da razão .
Viveremos para ver.
Vai um rei , vem outro, sai um sistema velho e corrompido para entrar uma nova ordem das coisas.
As oligarquias os grandes conglomerados os bancos passarão .
Se o futuro da sociedade é a ordem ( judiciária, legislativa,executiva) e o progresso (ético,moral,social),as transformações serão necessárias em todos os países , leve o tempo que levar.
A educação (ampla)é o caminho para a evolução e o progressivas uma sociedade .vivemos um tempo nunca antes vivido,e não se trata de caça às bruxas, ou melhor se buscam todas as formas de bruxarias usadas para explorar o povo e sugar o estado visando um fim maior.
Os homens “públicos ” heróis e vilões prestarão contas às suas consciências.
O tempo é o senhor da razão .
Viveremos para ver.
Vai um rei , vem outro, sai um sistema velho e corrompido para entrar uma nova ordem das coisas.
As oligarquias os grandes conglomerados os bancos passarão .
Amei
esse texto Dora! Meu respeito e minha admiração! Pra mim, isto é ser
transparente ! me identifico com oque
você escreveu e faço este comentário porque sei que é um pensamento que
expressa clareza, liberdade e consciência. Valeu!
Parabéns
Dora. Que lucidez! Estava desiludido com as hostes religiosas pela dormência
explícita que o movimento apresenta sobre essa lamentável situação que se abate
sobre a população brasileira. E eis que, de uma excelente professora e
escritora, surge a luz que nos ilumina o caminho. Nós, seguidores do maior
preso político que este mundo conheceu, precisamos externar a nossa visão e a
nossa posição crística. Parabéns.
Obrigada
Dora , por escrever esse texto. Me fez muito bem ter lido. Expôs tudo que penso
e me deu força para continuar meu trabalho.
Um Grande Abraço
Natália Samarino
Um Grande Abraço
Natália Samarino
O
mundo é dominado pelos ignorantes com a colaboração dos insensíveis!
Dora,
sempre que vou ler um texto seu a expectativa é que bom, vamos ver uma opinião
lúcida.
Se o Lula chegar em 2018 sem provas de crimes, só com esse espetáculo bizarro, voto nele também. Mas sem esperança. Uma hora essa ordem mundial da grana se impõe, como aconteceu com Dilma. Nesse contexto até um governo PSOL, que era o antigo PT com discurso moralizante só governa abrindo exceções e não ultrapassando os limites impostos. Enquanto isso, dentro do paradigma espírita muitos ficam aí esperando o planeta chupão resolver tudo com a sua passada de rodo (levando o outro, claro). Como essa ordem internacional não tem interesse em educação libertadora só consigo ver a humanidade saindo desse círculo vicioso de opressão com uma grande intervenção, seja o próprio chupão (intervenção pelo mundo espiritual) ou o contato com alguma raça alien superior (intervenção pelo mundo material), nesse último caso, que nos faça (desculpe o termo) cagar de medo e nos olharmos finalmente como seres humanos, caindo a ideia de nacionalidades e raças superiores.
Se o Lula chegar em 2018 sem provas de crimes, só com esse espetáculo bizarro, voto nele também. Mas sem esperança. Uma hora essa ordem mundial da grana se impõe, como aconteceu com Dilma. Nesse contexto até um governo PSOL, que era o antigo PT com discurso moralizante só governa abrindo exceções e não ultrapassando os limites impostos. Enquanto isso, dentro do paradigma espírita muitos ficam aí esperando o planeta chupão resolver tudo com a sua passada de rodo (levando o outro, claro). Como essa ordem internacional não tem interesse em educação libertadora só consigo ver a humanidade saindo desse círculo vicioso de opressão com uma grande intervenção, seja o próprio chupão (intervenção pelo mundo espiritual) ou o contato com alguma raça alien superior (intervenção pelo mundo material), nesse último caso, que nos faça (desculpe o termo) cagar de medo e nos olharmos finalmente como seres humanos, caindo a ideia de nacionalidades e raças superiores.
NOSSAAAAA
Professora,
bom dia.
Já era fã seu e fiquei ainda mais. Leitura perfeita para esse circo do horrores implantado na “república de Curitiba”. Parabéns pelo texto.
Abraços
Já era fã seu e fiquei ainda mais. Leitura perfeita para esse circo do horrores implantado na “república de Curitiba”. Parabéns pelo texto.
Abraços
Bravo!
Perfeito. Parabens pelo texto muito elucidativo. Compartilho desse seu
pensamento. Mas sempre votei jo Lula e Dilma e voltarei novamente se Deus assim
me permitir.
Bom
dia Dora!
Acabo de saber através de sua publicação que sou Anarquista e não sabia. Esse seu ponto de vista é o ponto de vista mais próximo do que eu penso. Tenho consciência que o Sistema precisa ser mudado, posto que como cheguei a conclusão sobre o “vil metal” e caiu a ficha que ele não é tão vil assim, mas as pessoas sem Moral e Caráter que mostram a cara, quando diante do “poder”. Sei que és uma Educadora por excelência, admiro seu trabalho e competência como profissional e mulher, e vejo o futuro nas mãos de uma Educação que nossa gente precisa construir, pautada em conhecimento e valores morais e éticos cristão, pois muitos que dizem seguir ao cristo também se corrompem. Mas a minha fé em Deus e a certeza que estamos pasando a limpo a história da humanidade, através do Caos que leva à reflexão madura aos que têm olhos de ver. Tudo o que vejo narrado em seu texto é de uma real sensibilidade de quem compreende a vida e a vive de forma escorreita e digna. Que Deus ilumine seus projetos Educacionais e que num futuronão muito distante possamos nós outros que estamos em busca do Bem do belo e de uma Sociedade mais humana e mais justa, possamos ter ao nosso lado irmãos preparados para mudar esse momento de transição pelo qual a humanidade passa. Paz , Amor , serenidade sempre.
Acabo de saber através de sua publicação que sou Anarquista e não sabia. Esse seu ponto de vista é o ponto de vista mais próximo do que eu penso. Tenho consciência que o Sistema precisa ser mudado, posto que como cheguei a conclusão sobre o “vil metal” e caiu a ficha que ele não é tão vil assim, mas as pessoas sem Moral e Caráter que mostram a cara, quando diante do “poder”. Sei que és uma Educadora por excelência, admiro seu trabalho e competência como profissional e mulher, e vejo o futuro nas mãos de uma Educação que nossa gente precisa construir, pautada em conhecimento e valores morais e éticos cristão, pois muitos que dizem seguir ao cristo também se corrompem. Mas a minha fé em Deus e a certeza que estamos pasando a limpo a história da humanidade, através do Caos que leva à reflexão madura aos que têm olhos de ver. Tudo o que vejo narrado em seu texto é de uma real sensibilidade de quem compreende a vida e a vive de forma escorreita e digna. Que Deus ilumine seus projetos Educacionais e que num futuronão muito distante possamos nós outros que estamos em busca do Bem do belo e de uma Sociedade mais humana e mais justa, possamos ter ao nosso lado irmãos preparados para mudar esse momento de transição pelo qual a humanidade passa. Paz , Amor , serenidade sempre.
Querida
Dora, respeito profundamente sua posição neste ponto que nasce também, creio,
de sua sensibilidade diante das injustiças sociais que este Governo atual
perpetra com muito mais intensidade e crueza do que quaisquer outros governos
anteriores. Vou deixar mais abaixo uma reflexão que fiz recentemente e que foca
também numa espiritualidade que nos ajude a estar arctipicamente (como diria
Herculano Pires) neste mundo, sem ser simbioticamente, acriticamente, dele.
Votar ou não votar em Lula, que encarna nostalgicamente para muita gente uma
melhoria de vida dos desvalidos e mais desfavorecidos a nível do consumo, é uma
questão incidental para mim e se torna infrutífero quando não nos
conscientizamos do que é essencial para nossa evolução espiritual. Eu,
inclusive poderei votar nele se projetos de ódio mais virulento (tipo
Bolsonaro) demandarem isso. Enfim, a questão é muito mais profunda se lembramos
que mesmo o governo Lula/Dilma reprimiu muitas contestações legitimas no seu
governo, como a resistência dos indigenas e povos ribeirinhos ao projeto de
Belo Monte e mesmo as manifestações de 2013, que acabaram sendo capturadas pelos
ressentimentos fascistóides e maquiavélicos.
Dora
Incontri, sinceramente após o depoimento de ontem, senti na obrigação de tecer
comentários com amigos mas não sabia o que dizer e nem por onde começar. Fiquei
sem ação. Seu texto me alimentou. Parabéns e obrigada!
Querida
Dora! Parabéns pelo seu texto. Em consonância com os princípios espíritas,
cristãos e históricos da nossa pátria, da nossa história. Seus conhecimentos em
filosofia e pedagogia, nos deixam seguros de que não é uma simples opinião do
velho “achismo” no movimento espírita. Trata-se de uma análise de qualidade e
balizada dos últimos acontecimentos históricos do nosso país e em perfeita
harmonia com análises dos melhores cientistas políticos do país e do exterior
(diga-se de passagem, não comprometidos com o golpe em curso). Nossos melhores
diplomatas, e portanto acostumados com análises de conjuntura, dizem a mesma
coisa. Quanto à sua sensibilidade em relação ao Lula, tenho que dizer que, de
fato, há interesse eleitoreiro nessa perseguição que já passou do bom senso e
me espanta que espíritas “mordam a isca” e queiram ser “justiceiros”, sendo
manipulados para ter uma opinião que não é um “bom senso” mas um “senso comum”.
Uma pena pois tão advertidos que são pelo Evangelho e pela obra de Kardec para que
saibam examinar melhor os fatos. A notícia boa é que o Brasil, tão vilipendiado
como foi, continua rico, ou seja, ainda temos potência para crescer muito, se
nos libertarmos do colonialismo e do atavismo egoísta da nossa elite dominante
do poder oligárquico, podemos, ao arrepio da “águia dominadora”, ser sim uma
potência importante. Claro que ainda há luta a ser feita e estar ao lado da
população nesse momento histórico, dos pobres e oprimidos (e a linguagem não é
comunista é do próprio Evangelho do Cristo!) para nossa dignidade para evolução
dos Direitos do Homem é uma necessidade pois, ainda não estamos prontos, ainda
há muito a avançar. Parabéns por se posicionar com bom senso e argumentos
lúcidos. Obrigada por ter você no movimento espírita, prossiga! Quanto aos
contrários e que certamente existem e existirão, leve sempre que só Deus para
julgar, e que qualquer julgamento, sem caridade, pode estar equivocado, já que,
caso não o fossemos, não estaríamos aqui encarnados e sujeitos a, no calor dos
acontecimentos aprender a amar os contrários. Grande abraço! Sigamos
comprometidas com a causa maior da nossa consciência tranquila nos nossos
posicionamentos sinceros na construção de um Espiritismo com debate aberto, sem
tabus, questionador, sem melindres, exclusividades, preferidos e “maiores” e
“menores”, lembrando, ainda, da lição imperecível do mestre Jesus sobre
hierarquias e seu precioso método da maiêutica socrática.
…Melhor
e mais adequado comentário para est texto de Dora!
·
Em artigo demolidor, anarquista explica porque
ex-presidente Lula cresce nas pesquisas
11 maio, 2017 at 11:30 am
11 maio, 2017 at 11:30 am
[…]
Nunca votei no Lula e nunca votei em nenhum presidente. Mas se esse homem, que
cresceu aos meus olhos, pela perseguição implacável que vem sofrendo, conseguir
sobreviver ao massacre e se levantar de novo como candidato em 2018, terá
finalmente meu voto. (Do site de Dora Incontri) […]
Parabéns
pelo excelente texto. Peço licença para compartilhá-lo.
Votei
uma vez no Lula e digo não votarei jamais. Esta perseguição que a senhora
atribui a ele, é, simplesmente porque a justiça agora está agindo e a
impunidade, ainda que, lenta e gradual, está sendo combatida. PARABÉNS À FORÇA
TAREFA E AOS JUÍZES dignos e querendo ver um Brasil limpo e honesto. Agora,
quem quiser continuar a ser roubado, é opção de cada um.
Ufa!
Pensei que só eu fosse a esquerda da esquerda. Obrigada, Antônio Tadeu Minghin
por não me deixar sozinha…
Lula é mais um farsante, manipulador e bem assessorado do mal que conhecemos.
Precisamos sim, de outro candidato. Não mais uma Dilma ou Temer ou Lulinha .
Trazer de volta antigos políticos é retroceder.
Ave, Curitiba! Temos sim que começar a limpar a sujeira.
Lula é mais um farsante, manipulador e bem assessorado do mal que conhecemos.
Precisamos sim, de outro candidato. Não mais uma Dilma ou Temer ou Lulinha .
Trazer de volta antigos políticos é retroceder.
Ave, Curitiba! Temos sim que começar a limpar a sujeira.
Ufa
2 também achei que estava sozinha nessa.
Viva Curitiba que nos coloca a frente das notícias.
Humilhado somos nós com o descaso na saúde e demais setores.
Não votei em Lula,Dilma e jamais votarei.
Que apareçam novas pessoas políticos que possam nos representar.
Viva Curitiba que nos coloca a frente das notícias.
Humilhado somos nós com o descaso na saúde e demais setores.
Não votei em Lula,Dilma e jamais votarei.
Que apareçam novas pessoas políticos que possam nos representar.
Ainda
bem, Antônio Tadeu, que há gente lúcida como você no Brasil. Os lulistas agora
estão pagando de isentões, mas continuam defendendo o indefensável. Ou se fazem
de trouxas ou são trouxas mesmo.
Exatamente
assim
Sempre
votei em Lula. Mais do que isso, vou às ruas, defendo, faço campanha e voto. Já
fui petista, mas já há algum tempo me defino como humanista, defendendo a vida
plena e a felicidade para todos os seres da Terra.
Digo tudo isso, para resumir numa frase: amei a lucidez do seu texto! E, claro, não deixo de afirmar meu contentamento, em ver que alguém tão especial, embora que não conheça, está junto conosco nesta caminhada rumo a 2018. Valeu a intenção da semente!!!
Abração, cara Dora! Foi um imenso prazer lhe conhecer!
Digo tudo isso, para resumir numa frase: amei a lucidez do seu texto! E, claro, não deixo de afirmar meu contentamento, em ver que alguém tão especial, embora que não conheça, está junto conosco nesta caminhada rumo a 2018. Valeu a intenção da semente!!!
Abração, cara Dora! Foi um imenso prazer lhe conhecer!
“Espíritas
instruí-vos!” / “E amai-vos!”
Sempre entro e sempre saio da sua página Dora com este pensamento o seu texto me instruir e me ajuda no exercício de amar o outro significando que amar o outro é ter paciência é ter compreensão com quem estamos a viver: num Brasil destroçado num Brasil adoecido num Brasil vitimado por si mesmo pelos seus egoísmos …” me assusta o silêncio dos bons os que se dizem esclarecidos e o quê estão militando no ambiente doutrinário espírita quando fazem julgamentos precipitados desumanos e cruéis semelhante aos outros
Sempre entro e sempre saio da sua página Dora com este pensamento o seu texto me instruir e me ajuda no exercício de amar o outro significando que amar o outro é ter paciência é ter compreensão com quem estamos a viver: num Brasil destroçado num Brasil adoecido num Brasil vitimado por si mesmo pelos seus egoísmos …” me assusta o silêncio dos bons os que se dizem esclarecidos e o quê estão militando no ambiente doutrinário espírita quando fazem julgamentos precipitados desumanos e cruéis semelhante aos outros
Parabéns
pelas sábias palavras e colocação…
·
BRILHANTE EM SUA SIMPLICIDADE. ESCLARECEDOR EM SUA
CRÔNICA. PRAZER EM LER… | Gustavo Horta
11 maio, 2017 at 1:34 pm
11 maio, 2017 at 1:34 pm
[…]
Nunca votei no Lula e nunca votei em nenhum presidente. Mas se esse homem, que
cresceu aos meus olhos, pela perseguição implacável que vem sofrendo, conseguir
sobreviver ao massacre e se levantar de novo como candidato em 2018, terá
finalmente meu voto. (Do site de Dora Incontri)“ […]
Sou
petista e estou felicíssima com esse real e contundente comentário ao qual
concordo c td até com seu olhar anarquista de não votar. Visto que o sistema é
vicioso e não muda o curso. Qnt a ele se levantar eu realmente acredito que
será seu primeiro voto. Pois ou o matam ou o prendem, não o apagarão,
justamente por sair do nada e abalar a política neoliberal do capitalismo
mundial. Acho realmente quer o iluminati não esperava esse verbete. Parabéns
pelo texto. Perfeito
É
anarquista mas vai votar? Experimente ler sobre mises e tente descobrir o que
você é de fato.
Já
há algum tempo sou um desiludido com política e políticos. Declarar preferência
por um ou por outro, por justiça ou injustiça é apoiar um dos lados em um
combate entre facções. Triste sina deste país. O assunto é de difícil digestão
por espíritas de coração…
Grato
Dora pelo texto. A esperança de uma nação justa e misericordiosa nos alimenta;
onde os valores que engrandecem a humanidade estejam em primeiro plano. A busca
cega pelo poder origina toda essa desordem,ganancia, corrupção e tudo que precariza
a dignidade da coletividade em prol da riqueza material de poucos.
Felicidades!!
É
muito bom, quando em meio a tanta lama verbal, a gente consegue garimpar o ouro
de um pensamento sensato e inteligente. Parabéns Dora pela elucidação luminosa
e educativa de suas palavras, obrigado.
Parabéns,
Dora, assim também penso eu, mas, veja, que entraram duas pessoas que não
entenderam a profundidade dos acontecimentos atuais. vai ser preciso tempo, se
é que há com o plano illuminati, para conscientização das pessoas. Um único
senão, creio que se Lula fizesse um governo totalmente oposto ao programa dos
interesses globais sofreria um impeachement imediato.
Ainda
bem que não acredito em tudo que leio na internet. Pois, embora compartilhe de
muitos dos sentimentos anarquistas, nunca vou me considerar um anarquista
apenas por ter chegado a conclusão óbvia de que “os sistemas de governo estão
sempre a serviço de alguma classe, de alguns privilegiados”. Isso é natural do
ser humano. Sobrevivência do mais apto. Posso não gostar, mas simplesmente
acontece!
Esse
é o mal do idealista comunista, socialista, anarquista e até do da ultra
direita: acha q o seu sistema é o melhor e deve prevalecer… pois todo mundo
pensa igual a ele e compartilha dos seu valores éticos e morais. Mas não rola
assim.
O
Estado é necessário, pois não estamos rodeados de iguais, mas sim de gente RUIM
até a alma, gente aproveitadora. Criminosos. E tem familia que muitas vezes os
apoiam a permanecer no crime. E esse povo vota! Eles tem voz e tiram seu
sustento no meio do caos social. Aliás de onde acham q vem os políticos? A
sociedade não tem os valores mínimos para sequer cogitarmos o anarquismo. Anarquismo
hoje? Seria o inferno na terra.
Não
há mecanismos eficazes de controle dessa massa criminosa. A educação é base
para o futuro, mas esse projeto nunca começa, logo esse futuro ideal nunca
chega, por isso a repressão é necessária para o problema presente. Parte da
função das penas é colocar medo no cidadão com potencial de delinquir. Por isso
não posso concordar com essa visão quanto ao indivíduo preso de compaixão ou
sadismo. O que sinto é que o estado e suas prisões atuam como remendo a uma
situação terrível que nos rodeia. Mal necessário.
Vítima
da sociedade uma ova, pois cansamos de ver casos de pobre bandido e pobre
honesto. Assim como de rico bandido e de rico honesto.
Quanto
ao Lula, não acho q esteja sendo injustiçado. Não acredito na velha tese de
“não sabia de nada”. Cercado de bandidos que roubaram bilhões em dinheiro.
Convivendo, conversando, tramando… impossível não saber de nada. Apenas
gostaria de ver o mesmo rigor da justiça com os tucanos, mas isso está LONGE de
ser o foco da minha preocupação, pois um cara claramente suspeito está sendo
investigado. ÓTIMO!
Não
acho q conseguirão provar nada contra ele, mas votar num cara q nomeou e
conviveu com tanto ladrão seria dar uma mensagem de q o crime compensa e as
velhas práticas devem perdurar. To fora. Voto nulo.
Dora,
na minha analogia,seu texto tem informações importantes,porém afirmar que vai
votar no Lula em 2018, é fazer mais do mesmo, contudo concluo eu que a sua
anarquia é capitalista neoliberal globalizada. REVOLUÇÃO JÁ!!
Meu
Deus, que visão excelente.
Parabéns pela clareza.
Abraço
Felicio
Parabéns pela clareza.
Abraço
Felicio
Meu
Deus… que texto exemplar.
Parabéns.
Parabéns.
Amei
ler isso! Realmente eu sei que na política não existe ninguém Santo,Santo é SÓ
Deus,mas eu voto e sempre votei no Lula, por que pra mim, apesar de muitos
erros, ele ainda
é o melhor presidente que esse país ja teve, principalmente para os menos favorecidos.
é o melhor presidente que esse país ja teve, principalmente para os menos favorecidos.
Sempre
votei em eleições. O primeiro governo petista me causou tamanha impressão
positiva que passei a achar possível um governante não ser apenas boneco dos
poderosos e que alguma migalha poderia ser recolhida no chão pelos miseraveis.
Sabia que isso duraria pouco, porque as corporações tem o poder de destruir
rapidamente qualquer possibilidade de possível perda de qualquer centavo. A
república de Curitiba está metida em uma armadilha em que se meteu, por
iniciativa própria, quando decidiu optar pelo “apoio à condenação midiática”
antes da análise das provas. Agora, se as evidências os obrigarem a absolver os
previamente condenados, serão execrados pelos mesmos que hoje se arvoram seus
defensores.
No mais, concordo integralmente com o seu corajoso texto.
No mais, concordo integralmente com o seu corajoso texto.
O
Lula não é, nem nunca foi digno para lamentarmos que sua dignidade foi
arrancada. Quem trabalhou com ele, ou filiado obrigatoriamente ao sindicato
dele nas decadas de 70 e 80, sabe exatamente de quem se está falando.
O
exagero existe com a montagem do circo… Mas o acusado principal, não é nenhum
palhaço de circo nao, é um magico que sabe iludir vc na sua cara sem que vc
note absolutamente nada.
Simplesmente
ganhei o meu dia lendo isso. Obrigado.
Não
achei que ele foi humilhado, teve a oportunidade de se defender e isso ele fez,
embora com algumas contradições, mas querer tapar o sol com a peneira é outra
coisa!
Eu votei nele na primeira eleição, vi uma proposta boa para o povo, fez isso no mandato citado acima, mas depois deixou se levar pelas benesses!
Eu votei nele na primeira eleição, vi uma proposta boa para o povo, fez isso no mandato citado acima, mas depois deixou se levar pelas benesses!
ObrigadaDora
pelo texto perfeito,esclarecedor lucido de bom senso,gostaria que pudesse ser
divulgado em todas casas Espiritas,nao como imposiçao, mas como esclarecimento.estou de alma lavada,peco licensa p compartilhar, abraco
fraterno, gratidào.
Bom
texto. Bom contrapinto ao senso comum conservafor e ao fascismo dessa elite
brasileira. Mas, compatar o Zé Dirceu ao Cunha e Cabral é de um injustiça oça
política e pessoal grave. Discordo disso.
Bom
texto. Bom contraponto ao senso comum conservador e ao fascismo dessa elite
brasileira. Mas, comparar o Zé Dirceu ao Cunha e Cabral é de um injustiça
política e pessoal sem tamanho. Discordo disso.
Só
uma ressalva, nunca tivemos no Brasil um “sistema pretensamente socialista”. O
PT não tem nada de socialista – nem nunca teve. ELe é, na melhor das hipóteses,
social-democrata de esquerda.
É
uma visão da mais pura realidade. Não há vontade política de dar solução aos
problemas forjados pelos políticos ditos corruptos. O alvo da questão é o Sr.
Luiz Inácio Lula da Silva.
Também
compartilho de seus argumentos. Só não afirmo votar no lula mas não apoio o que
estão fazendo!
Parabéns
pelo brilhante artigo,Você merece o título de “discípula ” de J.Herculano Pires.Tomo a liberdade de fazer uma correção:você diz,no texto
que é “Espírita e cristã.Sim,somos ESPIRITA
CRISTÃ.Pode-se ser:Espírita e Maçom,Católico e Maçom,porém nunca Espírita e Cristão.Ser Cristão.Implica em aceitar todo um edifício teo lógico com toda carga “negativa”que a História nos apresenta,Por isso é que Allan Kardec define a questão muito bem em “O LIVRO DOS MEDIUNS”em seu cap.III,item 3.
CRISTÃ.Pode-se ser:Espírita e Maçom,Católico e Maçom,porém nunca Espírita e Cristão.Ser Cristão.Implica em aceitar todo um edifício teo lógico com toda carga “negativa”que a História nos apresenta,Por isso é que Allan Kardec define a questão muito bem em “O LIVRO DOS MEDIUNS”em seu cap.III,item 3.
O
que convém ao Espírita é a essência da mensagem do Cristo,em Espírito e Verdade.Esta mensagem é a está exposta em ” O Evangelho Segundo
o Espiritismo”,
Creio
que nada mais além.
Do
companheiro de jornada Espírita,José Soares
(Economista,Pós- Graduado em Economia Agrícola(Itália) e membro efeti
vo da Ordem dos Economia do Brasil)
(Economista,Pós- Graduado em Economia Agrícola(Itália) e membro efeti
vo da Ordem dos Economia do Brasil)
oi
dora
bom te ler. muito. eu li um pré anarquista, o thoreau, e hj mais q no século XVIII o dinheiro é o deus dos homens. multidões trocam seus ideais e sonhos, por dinheiro. estão perdidos. fui anarquista até virar brizolista. me apaixonei pelo darcy ribeiro. não concordo com o capitalismo, muito menos o neocapitalismo. no entando queiramos ou não estamos afundados nisso. e a democracia (a mesma q elegeu trump) é péssima. mas o q poderia substituir? o anarquismo é uma bela utopia. nós temos dois lados em eterna luta, o animal e o humano. isso vai seguir sempre. leis, governos, países, são mal necessário. no caos a barbárie impera. não?
bom te ler. muito. eu li um pré anarquista, o thoreau, e hj mais q no século XVIII o dinheiro é o deus dos homens. multidões trocam seus ideais e sonhos, por dinheiro. estão perdidos. fui anarquista até virar brizolista. me apaixonei pelo darcy ribeiro. não concordo com o capitalismo, muito menos o neocapitalismo. no entando queiramos ou não estamos afundados nisso. e a democracia (a mesma q elegeu trump) é péssima. mas o q poderia substituir? o anarquismo é uma bela utopia. nós temos dois lados em eterna luta, o animal e o humano. isso vai seguir sempre. leis, governos, países, são mal necessário. no caos a barbárie impera. não?
Amei
seu texto! Finalmente encontrei um blog que vale a pena ler. Venho pesquisando
sobre o anarquismo e a cada dia me surpreendo positivamente com essa visão
política. Também sou espírita e vejo como lógico o posicionamento anarquista
diante do mundo em que vivemos. É exatamente o que você explanou: todo sistema
político tem um senhor a servir. Uno a visão espírita ao anarquismo porque
parecem analisar a sociedade de forma mais ampla, como se vissem num plano
aberto as imbricadas teias que unem tantas realidades, tantos indivíduos.
Que
texto bonito. Beijos.
UAU!
TEM LUZ NO MUNDO!
OBRIGADA.
OBRIGADA.
Mas
os cortes e as reformas não foram iniciadas nos governos do PT?? E os lucros
dos banqueiros não foram maiores nos governos do PT?? E porque mesmo tanta
preocupação com uma matriz energética não renovável, poluente e causadora dos
grandes conflitos da humanidade??tem coisa mas Neo liberal do que a afirmação
que os “fins justificam os meios” ??
Perfeita
analise!! Lucida e coerente ! Desejo que Lula saia dessa e seja novamente
candidato para ter esse voto!! O meu ele sempre teve e terá.
Perfeita
analise!! Lucida e coerente ! Desejo que Lula saia dessa e seja novamente
candidato para ter esse voto!! O meu ele sempre teve e terá.
Dora,
parabéns pela transparência e lucidez. Seu texto é inspirador. Abraços.
Que
analise fantástica e retrata com precisão o momento político que vivemos em
nosso país. Compartilho do anarquismo é também compartilho da sua decisão:
votarei no Lula se ele não for condenado pela inquisição. Parabens
Parabéns
pelo texto tão elucidativo, ganhou mais um seguidor.Grato.
Esse
texto me faz chorar em todo contesto do meu Povo infelismente ser colonia
(pseudonimo) dentro das ideias e de um mudo Fato. Esse homem que veio do povo e
entrou nas cortinas pretas de um palco politico, foi uma esperiencia de um
jovem pobre dentro de uma faculdade Europeia, recebendo seu trote, so espero
que ele sobreviva senao sera Imortal
Terá
o meu também!
Ops eu me revoltei com a Odebrescht sim e publiquei na minha página. ..
Ops eu me revoltei com a Odebrescht sim e publiquei na minha página. ..
Um
dos melhores textos críticos que já li desde que o Golpe ocorreu. Corresponde
com exatidão ao que eu penso. A construção discursiva flui, com alto poder de
síntese, transparência, clareza, coesão e consistência lógica. Brilhante!
Cara
Dora, embora espírita há anos não a conhecia. Dirijo-me a você para agradecer
pelo texto que acabo de ler, confessando que votei no Lula nos últimos 20 anos
,porém sempre buscava uma reposta sobre o porquê de meu voto, embora não
concordando com alguns aspectos de seu governo. Tal resposta me foi dada por
esta irretocável dissertação, a respeito do possível futuro voto que você se
propõe a dar. Sinto-me confortado imensamente pelas suas palavras , sobretudo
no que diz toca a nossa religião, pois ando fortemente abalado com posições de
confrades dos Centros que frequento , tendo que evitar assuntos com eles sobre
posições ideológicas , sendo até motivo de inibições e em alguns casos do mais
absoluto silêncio. Ao ler este artigo, voltam as esperanças de ter pessoas
progressistas e esclarecidas (embora em pequeníssimo número) , dentre os
profitentes da Doutrina. Cordialmente. José Zidde
Foi
bom ter encontrando esse texto. Já vi espíritas dizendo que Moro é um grande
missionário e dentro de dentro espírita vi uma senhora falando que temos que
orar para que o comunismo não tome conta do Brasil.
Este
discurso de comunismo é da década de 60. Não existe mais comunismo no mundo.
Nem na China. Hoje o que tem no mundo é economia de mercado , também em Cuba.
Claro que existe governo totalitário como na Coreia do Norte.
Claro que existe governo totalitário como na Coreia do Norte.
Sim,
o discurso é antigo e por isso fiquei pasmo ver dentro de centro espírita uma
senhora dizer o que citei.
Eu acho que o ideal comunista está mais próximo do ensinos do Cristo que o capitalismo, mas será preciso mais que um milênio para que o comunismo possa vir a ser implantado aqui na Terra.
Já o capitalismo, principalmente nessa modalidade neoliberal e com a extrema concentração de renda (já prevista por Marx), o que tem a ver com o cristianismo.
Eu acho que o ideal comunista está mais próximo do ensinos do Cristo que o capitalismo, mas será preciso mais que um milênio para que o comunismo possa vir a ser implantado aqui na Terra.
Já o capitalismo, principalmente nessa modalidade neoliberal e com a extrema concentração de renda (já prevista por Marx), o que tem a ver com o cristianismo.
Texto
brilhante , me emocionei com tanta clareza do que se tornou a nossa orbe
terrestre.
Parabéns
pelo texto! Vou compartilhar!
Visão
espírita-cristã, genuína, embora poucos a alcance em sua essência.
Parabéns
Dora! foi a matéria mais inteligente e sensata que vi ultimamente, precisamos
de muitas Doras como você, pois o Brasil está de verdade, carente de mentes
brilhantes como a sua! creio minha querida Dora! que Lula, ora um mártir
pagando pela sua origem,. todo o seu calvário, se dar ao fato de não ter sido
um presidente elitista. Mas nos meus parcos conhecimentos, acredito que ele
sairá ileso são salvo, deste massacre que está sendo submetido.
Parabéns
pelo texto! Maravilhoso! Concordo em número, gênero e grau.
Dora
Querida,obrigada pelo presente.Melhor,só dois deste.Bjsss na alma.
Brilhante!
Adorei
o seu comentário, bem poucas as pessoas, ditas brasileiras, tem a coragem de
escrever e publicar esse texto, mesmo porque mexe com o vespeiro. Continue
assim, justa, coerente, com o olhar voltado pelo social e enxergando além.
Parabéns !
Bom
texto. Apesar de não ser anarquista, concordo com os motivos apresentados. Eu
só acrescentaria mais um, o pré-sal, que fez os eua apoiarem o golpe aqui.
Não
a conheço, nem sou anarquista. Mas, sou espírita e preocupado com os caminhos
que trilhamos para um horizonte de retrocesso apocalíptico. Parabéns por sua
clareza e humildade em abnegar-se em prol de um bem maior. Sempre votei no
Lula, que não é perfeito; como nós espíritas, também não somos. Mas ele é um
homem sensível aos clamores do povo e muito forte pra superar tanta
bandalheira.
Muito
bacana. Me ajudou a ter mais certeza daquilo em que acredito e tento passar
para os meus dois filhotes.
Serei
seu leitor assíduo.
A
Anarquia é uma ideia que fere a natureza como um todo e humana, o princípio da
autoridade é nato entre homens e animais, sem um poder central, nenhuma
sociedade humana prospera, sequer se cria, pois onde houver dois humanos ou
mais, alguém vai ter que dar decisão, não há como fazer coisas independentes se
seremos dependentes de nossas ações e interações. A anarquia só interessa ao
mais forte, jamais será um beneficio ao mais fraco, a anarquia sempre será a
deixa oportunista para o fascismo e a opressão, os mais ávidos tomarão sempre
conta dos mais letárgicos e usarão da força bruta para dominar e espoliar. Como
principio de liberdade é uma utopia pós socialismo, mas muito mais dificil de
se instalar em qualquer lugar neste planeta. Assim, vote no que é possível e
que está ao nosso alcance, nunca sonegue o poder do seu voto, se assim o fizer
deixará sempre a decisão para quem você não quer e perderá assim, o direito de
reclamar pela sua omissão.
Fernando,
não se prenda ao senso-comem sobre o significado de “anarquia”. Apesar de achar
a anarquia impossível de se implantar, como principio diretivo individual é
plenamente válido. Sou simpatizante, mas prefiro o socialismo utópico como
modelo. Aquele socialismo utópico que nasceu lá na Europa e provocou muitas
experiências sociais… atualizado com a doutrina social espírita.
Lúcido!
Lúcido! Lúcido!
Excelente
texto. Lúcido e coerente. Parabéns !
Estou
encantada. Texto verdadeiro,inteligente, abrangeu todos os problemas reais do
Brasil e do mundo..
Parabéns!
Parabéns!
Bravo!
Belíssimo texto! E os milhões morrendo na fome e no desemprego? Você tem a
mesma “compaixão” por eles. Eh muito inteligente e bem argumentada, mas se
equivocou ao defender o lado errado.
Cara
Dora, não te conhecia e fiquei emocionada com essa leitura pois conseguiste
externar, nas tuas sábias palavras todo o meu sentimento. Gostaria que todos
parassem um instante pra ler, de forma imparcial… Obrigada!
Se
o Estado não possuir o monopólio da força (e não da violência) voltaremos ao
tempo da barbárie, onde vigora a lei do mais forte. Um exemplo disso são os
locais em que há a ausência do Estado (omissão) e imperam os tribunais do
tráfico, que são extremamente cruéis. Não há vácuo no poder, e o Estado
constituído é uma evolução na humanidade. Sua ausência seria retrocesso.
Texto
maravilhoso.Verdadeiro e muito Agradeço por expor um assunto de grande
importância para todos.A sua visão e sus palavras me encantaram com a verdade
verdadeira.
Amei!
Sinceramente un escrito perfecto, no tiro ni agregó, solo agradesco que
existas, y decirte que no estamos solos, un beijo
Gostei
de tudo que li. Concordei com a maioria.
Adoraria
acreditar que um nordestino que veio do povo pudesse revolucionar esse país,
tirando -o da miséria e injustiça que acomete os brasileiros menos favorecidos.
Seria perfeito se realmente existisse esse personagem defensor dos pobres e
oprimidos. Na minha visão esse personagem não existe, pois onde há poder e
dinheiro há corrupção. Se a intenção dele era de estar lado a lado com o povo ,
que pra mim há mais marketing que realismo, tudo caiu pode terra, pois a
ganância e o poder tomou conta dele e de todos que chegam ao planalto.
Concordo
com você Mauricio em numero e grau !!!
Ainda
não conhecia seus textos, conheci-o através do Facebook na página ” Teologia da
Libertação” . EXATO, SENSACIONAL
FANTASTICAAAAA!!!!!
Sensacional!!!
Parabéns Dora! Quanta lucidez compostas com grandes comparações e uma escrita
perfeita.
Que
ótimo texto!
Um
dos melhores textos que relatam e descrevem o momento em que vivemos. Parabéns
a sua autora!
Seria muito interessante que aqueles menos preguiçosos lessem o referido texto até o final.
Seria muito interessante que aqueles menos preguiçosos lessem o referido texto até o final.
Que
belo texto e mais bela foi a conclusão. Parabéns!!!!!!
Assino
em baixo.Fraterna visão. PARABÉNS! !
Complementando…
“dizer que vai votar no Lula, uma anarquista”…
Caracas!
Sinceridade e verdade nunca li.
Excelente!!!!
Falou e disse TUDO.
Obrigada
por expressar com clareza e propriedade esse assunto. Raciocino da mesma forma,
embora não consiga me expressar muitas vezes tão bem! Por isso quero pedir
permissão para compartilhar com o grupo de professores a qual faço parte para
poder ilustrar uma discussão que iniciamos ontem.
Uau….
Parabéns!!!! Eu lí artigos da esquerda e artigos da direita e, apesar de pender
mais para o lado esquerdo, nenhum dos artigos que lí fez uma análise tão lúcida
e “linkada” com o cenário mundial como o seu. Excelente análise! Obrigada pelo
artigo!
Amei.
No comments:
Post a Comment