Sunday, April 8, 2018

II GOLPEARAM NOSSA DEMOCRACIA


MEU  QUERIDO  BRASIL
                Meu querido Brasil tem  um preso político.

             Depois de uma luta de vinte anos para restabelecer a democracia, ela foi mais uma vez golpeada.

       Submetido a um processo político que se iniciou ainda no primeiro semestre de 2014, com a espionagem estrangeira sobre a Petrobras, nosso maior líder político, de envergadura internacional, que foi o único Presidente da República depois de Vargas que cuidou com prioridade do ataque  à imoral injustiça social que é a grande nódoa da sociedade brasileira e seu maior obstáculo no processo de desenvolvimento, nosso maior líder, o Presidente Lula recebeu ordem de prisão, por supostamente possuir um apartamento e um sítio cuja propriedade não é dele.

           Juridicamente, ou inocentemente, parece um absurdo, mas politicamente não é.

          Lula,  sua  sucessora  Dilma e seu partido PT cometeram  graves ofensas  ao  poder  do  Grande Capital, que domina e rege o mundo ocidental. O Brasil, sob sua gestão (de Lula), descobriu imensas reservas de petróleo e pretendeu que a sua exploração fosse feita sob o controle da grande empresa brasileira, a Petrobras, que conseguiu dominar a melhor tecnologia e localizar a jazida. Ao mesmo tempo (de Lula), as empresas brasileiras de engenharia se projetaram  no mundo com reconhecida competência e passaram a ganhar grandes obras antes sempre contratadas com empresas do Grande Capital. O Brasil, sob sua gestão (Lula), aproximou-se mais dos vizinhos sulamericanos e naturalmente liderou um processo de emancipação do subcontinente; fez crescer muito, ademais, sua presença internacional na África e na Ásia, chegou a coordenar, com a Turquia, um acordo com o Iran  sobre seu projeto de energia atômica, acordo anulado pelo Grande Capital e logo em seguida realizado nas mesmas condições mas sem a nossa participação; o Brasil aliou-se a outras grandes nações dos BRICS para criar um Banco Mundial a e um FMI alternativos, que se dedicassem, com novas políticas, a uma ajuda mais efetiva para o desenvolvimento dos países pobres. O Brasil procurou, ainda, desenvolver, em acordos com a França e com a Suécia, estratégicas tecnologias militares de ponta (submarinos e aviões), com desdobramentos largamente aproveitáveis para o avanço decisivo da sua indústria. Enfim, sob a sua gestão (Lula, Dilma, PT) o Brasil começou a ficar um país importante no mundo, desvencilhando-se da tradicional condição de quintal do Grande Capital.

         Isso era, no mínimo, um grande atrevimento. Não era absolutamente permitido no perigoso jogo de poder mundial. O processo tinha de ser revertido e o País castigado pelo seu atrevimento, pela sua ofensa. A grande empresa de petróleo, a Petrobras, devia sofrer danos catastróficos e ser desmoralizada, o mesmo acontecendo com as empresas brasileiras de engenharia que cresciam no mundo.  Para um castigo mais eficaz e preventivo, devia se desmoralizar toda a Nação Brasileira, todas as suas instituições, aos olhos do mundo e dos próprios brasileiros.

        Havia agentes brasileiros competentes e preparados para  o golpe; havia a mídia toda comprada; havia o decantado saber da CIA e o projeto testado com êxito no Paraguai, projeto de um golpe não mais militar mas político-jurídico, muito mais disfarçado e apoiado pela classe média urbana, que era sempre uma aliada em potencial, fascinada pelas realizações suntuosas do Grande  Capital.

         O pretexto, a força motriz mobilizadora para o golpe seria a corrupção, a mesma de sempre, desde Getúlio Vargas com o “mar de lama”. A velha corrupção que os subdesenvolvidos não sabem praticar  com a habilidade dos ricos, fazem-na muito mal.

       E, pronto, aí está: consumado com pleno êxito; com a prisão de Lula fecha-se o ciclo do golpe, cumprem-se os objetivos: dilacerar a Nação Brasileira, tomar o seu petróleo e reduzi-la à histórica condição de quintal. Os brasileiros amantes do Norte, que importam esperma americano, abrem garrafas de champagne.

        O povo custa um pouco mas compreende tudo, fica com raiva e lamenta: que falta faz Leonel Brizola!

Eu faço refrão com o lamento do povo, deploro muito a ausência de um Brizola, e com a minha vivência acrescento outra lástima: que falta também faz um General Ernesto Geisel! 

       E relembro, com muita nitidez, a figura sábia e modesta do deputado mineiro  Francelino Pereira, perplexo na indagação que ganhou manchetes durante a ditadura: meu Deus, que país é este?!

Roberto Saturnino Braga

3 comments:

  1. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
    http://palacazgrandesartigos.blogspot.com.br/2018/04/amigos-e-colegas-do-lula.html
    http://palacazgrandesartigos.blogspot.com.br/2018/04/a-um-grande-amigo.html
    http://palacazgrandesartigos.blogspot.com.br/2018/04/covarde-coward.html
    http://palacazgrandesartigos.blogspot.com.br/2018/04/judgment-day-of-greater-brazilian.html
    http://palacazgrandesartigos.blogspot.com.br/2018/04/o-exercito-frances-antes-e-depois-da.html
    http://palacazgrandesartigos.blogspot.com.br/2018/04/o-supremo-e-um-campo-de-batalha.html

    ReplyDelete
  2. Barbosa, Moro e Cármen são os marechais de toga que deram o Golpe de 2018
    https://www.facebook.com/Conversa.Afiada.Oficial/videos/2254442791249236/
    Barbosa filho na Globo - 2013 - https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/107582/Barbosa-filho-na-Globo-e-viagens-pagas-pelo-STF.htm

    ReplyDelete
  3. A IMENSIDÃO DO CRIME -
    http://societocratic-political-regime.blogspot.com.br/2018/04/a-imensidao-do-crime.html

    ReplyDelete