Friday, March 10, 2017

O EXCESSO DE PENALIDADE GERA REVOLTA E NADA ENSINA


    Na ciência Sociologia Positiva, onde Augusto Comte registrou o que percebeu e não inventou as 15 Leis da Fatalidade Suprema, vamos destacar a mais conhecida, que se aplica ao caso em questão.

Primeiramente o cidadão MORO, não tem as qualidades de ser  JUIZ – Vide o que diz o Juiz NEETO - http://societocratic-political-regime.blogspot.com.br/2015/01/para-ser-juiz-diz-dr-neeto.html

Ele se acha poderoso em um País onde predominam ignorantes e que é dono da verdade através da Ditadura Judiciária, REINANTE.

Por ser de formação amoral, apoiado pelo Estado Americano – CIA se tornou gerador de medo, nos covardes desta nossa Nação, fazendo palestras nos USA, como vendilhão de nossa Nação, apoiando a venda do Pré-Sal e tentando destruindo a Empresa Odebrecht, que usou as mesmas armas das Empreiteiras Multinacionais Americanas, que por serem “ratos velhos”, sabem esconder o “rabo”  

Ele não prende por piores crimes os corruptos do PSDB e PMDB, ele é partidário. Metrô da cidade de São Paulo e etc..

O excesso de rigor de uma penalidade, não corrige o infrator – Aumenta à revolta, tanto dele como dos seus partidários libertos.

Agora vamos à Lei da Ação e da Reação, aplicado em Sociologia.

Segundo leiam e reflitam –
I – 12ª Lei da Mutabilidade ou Lei da Equivalência ou ainda Lei da Ação e Reação. - Existe sempre  equivalência entre  a reação e a ação, se  a  intensidade  de ambas  for medida  de acordo  com a natureza de cada conflito

Na Sociologia, estática ou dinâmica, também são em grande numero os exemplos que podemos utilizar para a demonstração desta
 lei.   

A ação da sociedade sobre a família, por exemplo, quando anormalmente concorre para diminuir o poder material do homem ou o espiritual da mulher, desenvolve como reação imediata o enfraquecimento dos laços domésticos.
Se considerarmos, a influência da coletividade geral sobre o elemento fundamental da sociedade, que é a família, notou que em época de transição anárquica, como o da atualidade, tal influência constitui geralmente ação perturbadora da existência doméstica. A sociedade mal organizada de nossos dias não permite, na maioria dos casos, que o homem possa prover às necessidades materiais de sua família; assim como, exigindo por parte da mulher trabalhos de ordena material, impede que ela exerça normalmente sua função espiritual. Há, portanto, uma dupla ação perturbadora, por parte da sociedade sobre a família, impedindo o livre exercício dos poderes material e espiritual no elemento básico da existência coletiva. Tal ação provoca uma reação equivalente representada pela diminuição dos laços de apego, veneração e bondade, que se devem normalmente desenvolver na família como conseqüência de sua própria formação.
Assim como por esse exemplo percebemos claramente a aplicação da lei da ação e da reação ao domínio da estática social, assim também muitos outros fenômenos na própria existência doméstica: ou na estrutura material da sociedade ou ainda na formação da linguagem, etc., poderiam servir para o exame da aplicação da lei.
Ações perturbadoras na estática social. Uma análise na existência política das nações modernas mostraria como a lei da ação e da reação explica perfeitamente todas as perturbações geralmente provocadas­ pelos próprios governos em suas ações empíricas, realizadas sem nenhuma previsão, sem atingir aos verdadeiros interesses da coletividade.
Os governantes, muitas vezes dominados pelo orgulho supracitado como conseqüência do próprio exercício do poder, sem as luzes científicas necessárias para a ação sistemática, tendem logo, não somente a invadir atribuições espirituais como também a desrespeitar as maiores conquistas sociais realizadas pela espécie humana, principalmente em relação ás liberdades públicas.
Ação de tal ordem é a causa de graves perturbações.
Examinemos como exemplo, a invasão, pelo governo temporal, de atribuições de natureza espiritual. A ordem social, para manter seu equilíbrio normal e a harmonia necessária entre todos os seus órgãos, exige completa separação entre o espiritual e o temporal.
Ao governo temporal cabem unicamente atribuições de ordem material, a fim de que sejam, nessa esfera de ação, atendidas todas as necessidades da coletividade.
“... a liberdade espiritual exige duas sortes de medidas urnas fundamentais que consistem na plena liberdade de comunicações escritas e verbais, outras, complementares constituídas pela supressão do tríplice orçamento, teológico, metafísico e científico; bem como pela abolição da pretendida propriedade literária”. João Pernetta, Os Dais Apóstolos, Curitiba, 1929, vol. III, pag. 16.
No meio da anarquia atual, entretanto, a ação dos governos materiais são geralmente conduzidas no sentido de desrespeitar essa separação imprescindível â harmonia social. De acordo com a lei de Newton a ação opressora de imposição de princípios, retrógrados ou anárquicos, de supressão da liberdade da propaganda espiritual de quaisquer doutrinas, provoca uma reação equivalente, que se manifesta em geral pelo descrédito do tal governo, pelo enfraquecimento de sua autoridade, pela perda da forca que deveria conservar e desenvolver. Agindo empiricamente, sem compreender as verdadeiras causas do seu descrédito, procuram os governantes, por meio de medidas violentas, aumentando a opressão e a tirania, compensar a perda de poder. Há, entretanto, em tal atitude apenas um acréscimo na ação perturbada e consequentemente nas reações que podem acarretar muitas vezes a destruição do próprio governo, órgão social que está agindo fora das verdadeiras normas que exige a harmonia coletiva.
São, pois, não somente os interesses elevados da coletividade, mas também os próprios Interesses de conservação de um governo, que devem concorrer para que este procure manter-se dentro dos limites prescritos pelas leis científicas, desde meados do século XIX estabelecidas por Augusto Comte, que fundou a Sociologia e a Moral positivas. Reduzida a variação dos fenômenos sociológicos aos limites normais, é mantida a harmonia social; transpostos aqueles limites, as ações tornam-se perturbadoras e provocam reações também intensas, que podem concorrer para a modificação da ordem social.

Este cidadão e seus Auxiliares desconhecem estas informações e não sabem os riscos estão correndo, a curto, médio e em longo prazo.

Se souberem não avaliam a grandeza do impacto.

Jamais será lembrado como heroi.

Desejo a todos, 
Saúde, respeito e fraternidade
Paulo Augusto Lacaz




  

3 comments:

  1. Juiz do TSE mostra os crimes que Moro e procuradores escondem
    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/jefersonmiola/284743/Juiz-do-TSE-mostra-os-crimes-que-Moro-e-procuradores-escondem.htm

    ReplyDelete

  2. "Este cidadão Moro é sinônimo de fascismo, golpismo, justiça medieval e perseguição injusta a Lula. Por isso Moro é herói do grupo mais reacionário e virulento, de analfabetos políticos e históricos, fascistas, mídiotas, da elite branca escravocrata brasileira, correntistas e de seguidores do nazifacista e sociopata; que apóiam Bolsonaro; do nível dos que procuram um site socialista para xingar e agredir pensando que estão "fazendo política"; e que como exemplo desta elite temos Leandro Karnal que sabe disso; por isso, foi um "bola fora" dele mesmo . Ele prega à ética e vai jantar com a pessoa que demonstra claramente que não tem um pingo dela. É no mínimo contraditório e o fato dele não estar aceitando as críticas também, segundo ele mesmo, tem que saber ouvir a todos". É outro oportunista neste quadro de políticos amorais.

    ReplyDelete
  3. Infelizmente no Brasil; "justiça rima com farsa"
    http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=96994

    ReplyDelete